Mais de 100 servidores de Tarauacá assinaram o requerimento apresentado pelo vereador José Gomes (PT) à Câmara Municipal de Tarauacá que pede a cassação do mandato da prefeita Marilete Vitorino (PSD). De acordo com o vereador, a gestora teria cometido crimes de responsabilidades ao ordenar a redução do salário dos servidores públicos, sem antes consultar os vereadores.
Caso os vereadores aprovem o recebimento do pedido de impeachment, Marilete poderá ter os direitos políticos suspensos por oito anos e ainda responder cível e criminalmente pelos atos praticados em sua gestão, especificamente com a publicação do Decreto 49/2019 que permite a redução do salário dos servidores municipais.
Cabe, agora, ao presidente da Câmara colocar o requerimento em apreciação dos vereadores. Se aprovado, será formada uma comissão especial para analisar o caso.
Na última terça-feira (4), o juiz de Direito, Guilherme Aparecido, suspendeu os efeitos do Decreto 49/2019 de autoria do Poder Executivo sob pena de multa em caso de desrespeito à decisão.