A professora, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGAMA) da Universidade Federal de Acre (UFAC) Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul (Acre), Sonaira Silva, foi eleita membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o biênio 2024/2028.
A eleição se deu em dezembro do ano passado, mas a cerimônia de posse dos membros titulares e afiliados está prevista para ocorrer somente na primeira quinzena de agosto deste ano.
A nomeação de Sonaira Silva simboliza o reconhecimento por sua contribuição para a pesquisa científica, especialmente nas áreas de meio ambiente. Ela é uma entusiasta do trabalho desenvolvido no LabGAMA, onde é aplicado o uso de sensoriamento remoto e geoprocessamento para entender os padrões da cobertura do solo no Estado do Acre.
Sua principal linha de pesquisa é o fogo na Amazônia sul Ocidental e, ao longo dos anos, tem empenhad esforços em contrubuir para o avanço do conhecimento científico aliado ao uso de técnicas e ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para compreender melhor o ambiente em que vivemos.
Critérios - Entre os membros afiliados, categoria da professora, foi atingida igualdade de gênero, com 50% de integrantes sendo mulheres. Entre os titulares, as mulheres são maioria, com 60%. Os membros afiliados serão diplomados em simpósios científicos realizados nas regiões brasileiras. A ABC é uma instituição renomada que tem como objetivo promover o avanço da ciência no Brasil, reunindo os melhores e mais destacados cientistas do país.
Sonaira Souza da Silva é coordenadora do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais e do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGama), do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. Ela é graduada em Engenharia Agronômica, possui mestrado em Produção Vegetal pela Ufac e doutorado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.