Quem precisa solicitar a primeira ou segunda via da carteira de identidade em Cruzeiro do Sul tem enfrentado transtornos. São distribuídas, diariamente, apenas 30 senhas para atendimento.
Para conseguir uma senha, muitas pessoas têm que dormir na frente do órgão. Algumas pessoas estão levando travesseiros, cadeira e até rede para o local. Se não bastasse o transtorno, nem todo mundo consegue ser atendido devido a grande demanda.
A dona Gizalda da Silva Rocha já tentou duas vezes, mas todas as tentativas foram frustradas. Ela precisa tirar a identidade dos três filhos. Nesta madrugada de quinta-feira, 9, quando ela chegou no local já tinham 11 pessoas na sua frente.
Débora da Silva também chegou na noite anterior para conseguir uma senha para atendimento.
“Vim quatro da manha e não consegui pegar ficha. A mulher deu as fichas, bateu a porta e não deu satisfação para ninguém. Vou dormir aqui para poder tirar a identidade do meu filho”.
Na tentativa de diminuir os transtornos, a própria comunidade está se organizando e distribuindo fichas entre si por ordem de chegada. A ideia foi de Alisson Silva de Oliveira. “Nós decidimos nos organizar e fazer as nossas fichas. Se não formos atendidos, não podemos fazer nada”, disse.