A campanha de vacinação contra a dengue no Acre teve sua faixa etária ampliada mais uma vez devido à baixa adesão do público-alvo. Agora, crianças de seis anos a adolescentes de 16 anos e adultos de 20 a 59 anos com comorbidades podem se vacinar em 228 salas de vacinação.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), a medida foi tomada para evitar o desperdício das doses existentes nos postos. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
A escolha inicial da faixa etária de 10 a 11 anos foi baseada no elevado número de hospitalizações por dengue nesse grupo de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Até o momento, foram enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde 17.810 doses da vacina contra a doença, que chegaram em fevereiro deste ano.
Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e geralmente aparecem de quatro a 10 dias após a picada do mosquito infectado. A doença pode ser dividida em duas formas principais: dengue clássica e dengue hemorrágica (sendo essa a mais grave).