..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Porto Walter zera casos de Covid-19; saiba como cidade no interior do Acre consegue conter contaminação

Porto Walter zera casos de Covid-19; saiba como cidade no interior do Acre consegue conter contaminação

O município de Porto Walter conseguiu zerar o número de pessoas com Covid-19. Os dois únicos pacientes da cidade que haviam contraído o vírus receberam alta nesta segunda-feira (8) após um rígido acompanhamento por profissionais da área de Saúde do Município.

Os dois pacientes curados são um homem de 28 anos e seu filho, um bebê recém-nascido. Arisson, o pai, soube do resultado positivo, após um teste rápido, no dia 25 de maio e o filho, Alisson Henrique, que havia nascido há 18 dias, foi diagnosticado um dia depois. A mãe, por sorte, não apresentou sequer sintomas.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Porto Walter informou que a família mora na zona rural do município. O casal e o filho ficaram em casa em isolamento social permanente.

"A alta deles foi dada hoje (segunda-feira, 18, à tarde). Se trata de uma família da zona rural. Eles foram para maternidade para a mãe ter a criança e passaram mais ou menos de cinco a oito dias em Cruzeiro do Sul. Depois disso o TFD trouxe eles para Porto Walter e o pai da criança começou a sentir os primeiros sintomas. Fizeram o teste rápido nele e ele positivou para Covid-19", informou a assessoria de imprensa da prefeitura de Porto Walter.

Porto Walter mantém isolamento rígido anti-Covid

Desde o início do mês de abril a prefeitura de Porto Walter mantém rigidez no cumprimento do decreto de quarentena. O comércio da pequena cidade de 11, 5 mil habitantes segue as normas de enfrentamento ao novo coronavírus. Nos estabelecimentos é obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e os clientes devem manter o distanciamento de dois metros.

Transportes aéreo e fluvial para o município estão proibidos, exceto em casos emergenciais ou serviço de carga, neste caso a cada 15 dias. Voos do TFD com pacientes que residem na cidade só são permitidos com autorização antecipada e justificativa.

A cada duas semanas, quando há permissão de transporte fluvial com mercadorias, a prefeitura instala uma barreira no porto
da cidade. Os barcos ficam isolados por 72 horas.

Diariamente, a Polícia Militar e os profissionais de saúde do Município fazem fiscalização nas ruas e no comércio para monitorar o cumprimento do decreto.

Além das duas pessoas curadas, autoridades de saúde anunciaram que os únicos 15 casos suspeitos de Covid-19 foram descartados.