..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Pragas prejudicam a produção de banana em Cruzeiro do Sul

Pragas prejudicam a produção de banana em Cruzeiro do Sul

O cultivo da banana está sendo prejudicado pelo aumento do número de pragas nas lavouras do município acreano. O inseto que danifica a bananeira é chamado de Broca-do-Rizoma (Cosmopolites sordidus), que pode causar uma perda de 30% a 100% na produção. 

O engenheiro agrônomo do Instituto do Desenvolvimento Agrícola do Acre (Idaf), Igor Figueiredo, diz que a dispersão destes insetos ocorre por meio de mudas infestadas pela praga, as quais podem conter ovos e larvas em desenvolvimento e é recomendo muito cuidado na seleção do material de plantio.

"A gente vem orientando aos produtores que qualquer sintoma na plantação que eles desconheçam, que procure o IDAF para fazermos o monitoramento e as ações para combate dessas doenças", disse em entrevista à TV Juruá, afiliada SBT na região.

A broca-gigante, mal do panamá (raça dois e quatro) e a sigatoka-negra, também afetam os bananais de forma similar. Igor explicou ainda que alguns fungos foram descobertos recentemente, mas já chegaram ao Amazonas e estão sendo estudados para evitar possíveis dispersão na região do Acre.

O engenheiro atua como coordenador da defesa vegetal, que tem um convênio com o Ministério da Agricultura desde 2014. A praga, fez o agricultor João Ferreira perder quase dois hectares de plantações recentemente. Ele trabalha há 32 anos na plantação de banana, e diz que o cultivo do fruto dá resultados entre oito meses e um ano após a plantação.

“Antes eu tirava 54 cachos de banana grande, da prata junto com a maça eram mais de 100 cachos, agora diminuiu”, disse o produtor que ainda cultiva uma banana de nome Turquia, pouco conhecida na região, tem características da banana-maçã, mas que tem polpa similar à banana comprida e que por algum fator desconhecido é resistente às pragas desse tipo.

PRAGA2

PRAGA3