Pelo menos 400 residências em Marechal Thaumaturgo correm risco de desabamento. Desse número, 150 já foram isoladas pela Defesa Civil Municipal e um total de 14 foram demolidas para evitar que pessoas voltem ocupar esses locais de risco.
A situação é tão grave que o prefeito, Isaac Pianko (MDB) chegou a decretar situação de emergência. São 400 famílias que podem perder tudo e até o mais precioso, a vida. Nesse sentido, o gestor optou por retirar essas famílias e levá-las para um local seguro mantido pela Prefeitura.
Com um orçamento limitado, o prefeito aguarda a aprovação do decreto de situação de emergência. Assim, o governo federal, através do Ministério da Infraestrutura, poderá enviar recursos para auxiliar no atendimento a essas famílias. Nos próximos dias mais 50 imóveis devem ser interditados.
Enquanto a ajuda do governo federal não chega, Isaac Pianko faz o que pode. O prefeito diz que é necessário reconstruir as residências dessas famílias em um local seguro, mas o município é limitado nesse sentido. “Se for feito o reconhecimento da situação de emergência, nós vamos poder reconstruir o que foi perdido por essas famílias”, diz o prefeito.