Compreendendo a importância de gerar oportunidade e reinserir os apenados de volta ao seio da sociedade, o prefeito Ilderlei Cordeiro recebeu nesta quarta-feira, 25, em seu gabinete o diretor do Presídio Manoel Neri da Silva, Missael Melo, e equipe, com quem reafirmou a parceria que viabiliza aos reeducandos a prestação de serviços de limpeza na cidade em troca de benefícios jurídicos, profissionalização e remuneração.
“Agradeço a toda a estrutura do governo do Estado, do Iapen, que tem sido uma porta aberta para que possamos gerar emprego e renda aos homens e mulheres estão reclusos. Como bem diz a palavra do senhor, ‘quem nunca errou que atire a primeira pedra’. Eles só querem uma chance para mostrar o seu potencial, pois o mundo do crime não os pertence mais”, salientou o prefeito Ilderlei Cordeiro.
A cada três dias trabalhados, o reeducando tem a remissão de um dia a menos de sua pena. Inicialmente, 20 reeducandos integram os trabalhos de limpeza pública e recapeamento das ruas. A seleção é feita de maneira minuciosa pelo Instituto de Administração Penitenciária.
Segundo o diretor da unidade prisional, Missael Melo, os presos saem da ociosidade de dentro dos presídios para se integrarem ao meio social, adquirindo uma perspectiva profissional. “O nosso objetivo é realmente socializar, pois quando um deles está disposto a ser reinserido na sociedade, isso representa menos violência e mais segurança”, frisou.
Contemplado com o programa, Osmildo Lima agradeceu o incentivo. “Só tenho a agradecer a Prefeitura e o Iapen e valorizar essa oportunidade que estamos. Nossa expectativa é grande, pois sair do presídio com um trabalho é sonho de todos nós”.
Os 20 apenados, beneficiados inicialmente com o programa, também compareceram ao gabinete do prefeito, bem como toda a equipe que vai coordenar o projeto.