Na manhã desta segunda-feira, 3, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Safra) começou a coletar a assinatura dos lojistas que devem migrar para o Aquiri Shopping. Na quadra do Colégio Acreano, localizado no Calçadão da Benjamin Constant, aonde estão os camelôs atualmente, eles são recebidos no horário de 8h às 12h e das 14h ás 18h, até a próxima quarta, 5, com horário agendado e separados por grupos para que não haja aglomeração.
A diretora de projetos da Safra, Alice Baldo, explicou que nesta fase os comerciantes assinam um termo de adesão ou desistência, além de atestar outras informações. “Nós criamos um canal de comunicação direta com eles, e avisamos a todos sobre a importância de comparecer aqui em um desses três dias, oportunidade em que eles tanto podem assinar o termo de adesão quanto de desistência, e nesse último caso já temos um cadastro reserva de comerciantes que aguardam o surgimento de vagas”, disse.
Há mais de dez anos trabalhando com confecção no Calçadão, Alexandro Rodrigues já assinou o documento que garante sua vaga e aguarda ansioso pela entrega do novo prédio. “Esse projeto nos trouxe muitos benefícios. No meu caso é importante porque vou sair da informalidade e receber treinamento. Além disso, vamos sair aqui do camelódromo, sair daquela confusão de quando vai fechar o box tem que levar toda a mercadoria para casa e no outro dia, voltar e colocar tudo novamente, por causa das chuvas e de falta de segurança também”, contou.
O vereador Juruna, que também é membro da Comissão de Transparência do Aquiri Shopping, acompanha os trabalhos e ajudou na mobilização dos comerciantes para esta fase. “Esse é um sonho muito antigo da categoria, e como integrante do Sindicato dos Camelôs e Feirantes do Acre, como alguém que viveu essa realidade por muito tempo, faço questão de estar aqui perto deles e junto a Prefeitura de Rio Branco avançando em cada etapa desse projeto”, frisou.