O presidente da Associação Comercial do Acre (Acisa) afirmou que o rodízio de veículos em Rio Branco vai causar o aumento significativo nos casos de Covid-19. Celestino Bento aponta que exemplos de outros estados e cidades anunciam o que pode acontecer no Acre.
“A decisão de adotar a medida de rodízio de veículos, acaba fazendo com que deixemos nosso carro em casa e optamos em chamar um uber ou utilizar o transporte coletivo. Reduzir o fluxo de veículos nas ruas não é a saída para diminuir os casos de Covid-19 no Acre”, pontuou o comerciante.
Ainda de acordo com Bento, “analisando a situação, me questiono: qual o mais seguro? O veículo de uso próprio, que mantenho os cuidados adequados, ou o de uso coletivo? Acredito que esta mudança, ao invés de reduzir o número de infectados, vai aumentar significativamente”, acredita.
O RODÍZIO – Segundo o Governo do Acre divulgou, a ideia é a partir desta semana, seria adotado, pela primeira vez, em Rio Branco, o rodízio de veículos com objetivo de reduzir o tráfego de automóveis em 50%, além do fechamento das principais vias de acesso ao centro da cidade.
A intenção é que governo e prefeitura atuem por meio de seus órgãos de fiscalização de trânsito (Detran e Rbtrans) e apoio da Polícia Militar. Cameli reforçou que não é possível mais perder tempo e disse estar disposto a fazer tudo que é necessário para evitar o colapso na rede pública de Saúde e salvar vidas.