Uma cirurgia inédita na história da saúde do Acre foi realizada nesta terça-feira, 26, na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.
A pequena Rebeca, de apenas 10 meses, que sofria de insuficiência cardíaca desde o nascimento, recebeu uma nova chance de vida após passar pelo procedimento de ligadura de canal arterial patente, que consiste em fechar o canal arterial, uma estrutura que permite a circulação sanguínea do feto, mas que deve se fechar após o parto.
A cirurgia foi realizada por uma equipe de cirurgiões cardíacos pediátricos do quadro da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que contou com o apoio de profissionais da maternidade e do Hospital da Criança. O sucesso da operação representa um marco para a saúde pública do estado, que agora pode oferecer esse tipo de tratamento para as crianças que nascem com problemas cardíacos.
O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, comemorou o resultado e destacou o esforço do governo do estado em qualificar e humanizar o atendimento aos pacientes. “Um grande avanço para o Acre, ter a cirurgia cardíaca pediátrica acontecendo na capital. Um direcionamento do nosso governador Gladson Cameli, para que nós levássemos humanização aos nossos pacientes. Anteriormente, encaminhávamos esses pacientes para fora do estado, sem uma rede de apoio familiar. E hoje, estamos evoluindo na saúde acreana”, disse.
Segundo a Sesacre, a cirurgia cardíaca pediátrica é um serviço que demanda alta complexidade e que exige uma estrutura adequada e uma equipe especializada. O estado pretende ampliar e consolidar esse serviço, para atender a demanda de crianças que necessitam de intervenção cardíaca. A Sesacre informou ainda que Rebeca está se recuperando bem e deve receber alta em breve.