O governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), deu início à primeira incursão do projeto OCA Móvel em 2023, na comunidade Barro Vermelho, em Rio Branco. O objetivo do projeto é proporcionar atendimento a todos os bairros da capital e interior, aproximando a central da comunidade.
Em 2022, a nova unidade esteve em 13 bairros da capital e quatro municípios, totalizando mais de sete mil atendimentos. As principais demandas da população foram pelos serviços de cartório e de emissão de identidade e CPF.
Na unidade, pode-se solicitar diversos serviços, como consulta a processos; emissão de certidões e documentos; impressão de boletos; acesso a serviços de energia elétrica, água e esgoto; emissão da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, das Mulheres e Direitos Humanos (Seamd); e orientação sobre direitos do consumidor e reclamações, em parceria com o Procon.
Este ano, a meta da OCA Móvel é ampliar a carta de serviços e obter um ônibus, como estrutura própria de atendimento. O processo licitatório do veículo já está em andamento. Para os primeiros três meses do ano, a expectativa é realizar cerca de três mil atendimentos, em pelo menos dez localidades diferentes. “Levar cidadania e comodidade será sempre a nossa missão com a OCA Móvel”, diz a diretora da organização, Francisca Brito.
A próxima parada da unidade móvel será nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, no Bujari, no Núcleo de Ensino da Educação.