..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Primeiro Tour Literário do Acre percorre a cidade de Xapuri retratada em Cinco Mortes Simples, do autor Elenckey Pimentel

Primeiro Tour Literário do Acre percorre a cidade de Xapuri retratada em Cinco Mortes Simples, do autor Elenckey Pimentel

A Princesinha do Acre, Xapuri, é a cidade-cenário que receberá o primeiro Tour Literário do Acre, representada na ficção policial Cinco Mortes Simples, do xapuriense Elenckey Pimentel. Pioneiro no Acre, o turismo literário é uma realização da agência de turismo Destino Acre e do Clube do Livro Prateleira. 

O passeio investigativo, marcado para o dia 2 de julho, percorrerá trechos da misteriosa Princesinha do Acre, na Amazônia acreana, onde um assassino em série fez as suas vítimas.

“A ideia do turismo literário é algo inovador e um grande incentivo à literatura e ao turismo do nosso estado. Ter Cinco Mortes Simples como desbravadora partícipe dessa prática é um enorme incentivo para se continuar produzindo literatura acreana que fala do nosso patrimônio cultural”, destaca o autor da obra inspiradora do passeio, Elenckey Pimentel.

Durante o passeio, será feita uma investigação a fim de revelar o mistério dos crimes fictícios no município acreano, levantando as questões: quem está por trás dos assassinatos em uma terra de gente tão gentil? Qual seria a sua motivação?

Turismo Literário: Inspiração real e ficcional

Famoso em países europeus, o turismo literário apresenta espaços em que obras literárias foram ambientadas ou inspiradas, como em Londres, onde há tours guiados aos museus e espaços inspirados na obra de Sir Arthur Conan Doyle, criador do famoso personagem Sherlock Holmes.

“É importante ter uma atividade original, que envolve literatura regional e busca valorizar a cidade de Xapuri de uma forma diferente, através do turismo literário, que não é tão difundido no Brasil”, explica a idealizadora do projeto, Paola Ribeiro.

No Brasil, o turismo literário está presente no estado da Bahia, com os trabalhos de Jorge Amado, e no Rio de Janeiro e Amazonas, com as obras de Machado de Assis e Milton Hatoum, respectivamente.

“É incrível participar desta atividade inovadora que traz mais uma possibilidade ao desenvolvimento do turismo em nosso Estado. Nosso Acre é um destino surpresa e é uma aventura seguir desbravando o turismo regional”, destaca a agenciadora da Destino Acre, Thaly Figueiredo.