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Primeiros cidadãos do país têm acesso ao RG digital no Acre

Primeiros cidadãos do país têm acesso ao RG digital no Acre

Documento de identificação dos brasileiros já está disponível digitalmente no aplicativo GOV.BR para a população do estado, que também pode ter modelos em papel ou plástico

Os cidadãos do Acre foram os primeiros do país a ter acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no formato digital pelo aplicativo GOV.BR, nesta terça-feira (2). A nova Carteira tem número único, que é o CPF, para evitar fraudes e eliminar a possibilidade de pessoas poderem emitir diferentes documentos nos estados e no Distrito Federal. Assim que o cidadão realiza o pedido de emissão no Acre, já retira o documento físico e pode ter acesso ao RG digital pelo celular.

A primeira pessoa a ter acesso à nova Carteira pelo aplicativo GOV.BR no país foi o diretor do Instituto de Identificação, o policial civil Junior Cesar da Silva, de 43 anos. Ele foi uma das pessoas que procuraram a OCA - Organização em Centros de Atendimento para emitir gratuitamente o novo modelo de identificação nos modelos em papel, policarbonato (plástico) e digital. A população pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 (horário local), na rua Quintino Bocaiúva, 299, no centro de Rio Branco. O atendimento é por ordem de chegada.

A nova identificação foi instituída pelo Decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022 [https://in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.977-de-23-de-fevereiro-de-2022-382332304]. O Decreto determina os procedimentos e os requisitos para a expedição da Carteira de Identidade Nacional por órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, o processo de emissão começou na última semana. A previsão é que Goiás seja o próximo a emitir o documento para a população.

Como acessar o RG digital no aplicativo GOV.BR

Depois de emitir a nova carteira nos órgãos estaduais, o cidadão deve baixar o app GOV.BR nas lojas de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android [https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br]. Após inserir o usuário e a senha no aplicativo, aparecerá uma tela inicial com o ícone ‘Carteira de documentos’. A partir daí, basta clicar no botão '+', escolher 'Carteira de Identidade' e ir em "Adicionar Documento' para ter acesso.

A nova Carteira de Identidade Nacional vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Essa nova versão do documento servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes. Até o momento, o Brasil dispõe de acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Então, para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.

Prazo de validade do documento

A Carteira de Identidade Nacional é válida em todo o país e aceita legalmente, inclusive no formato digital. O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. O prazo é indeterminado para a população a partir dos 60 anos.

O documento no formato anterior é válido até 28 de fevereiro de 2032. Depois disso, as pessoas precisam ter a nova Carteira de Identidade Nacional. 

Acesse o tutorial sobre a carteira no formato digital: https://www.youtube.com/watch?v=BeWNk2T6Kcg.

Mais informações sobre a emissão do documento no Acre: (68) 3215-2417, 3215-2449, 3215-2451.