Quando se chega na sala da diretoria da Escola Almirante Barroso, as pessoas se deparam com um jovem gestor, com cara de menino, e nem imaginam a bagagem que carrega o professor João Pinheiro, que ultimamente granjeou outro feito em sua carreira profissional, ao ser aprovado para mais uma especialização em sua vida, um mestrado, oferecido pelo Instituto Federal do Acre (IFAC).
Pinheiro que não gosta de holofotes, é daquelas pessoas que são focados no trabalho, produzem bastante, mas gostam de ficar no anonimato. Entretanto, pelo bem da educação, e por entender que histórias de superação podem influenciar outras pessoas, o gestor aceitou o desafio de comentar sobre esta mais nova etapa de sua vida. Acompanhe nas próximas linhas a empreitada do mestre até o êxito acadêmico.
O curso
O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em rede nacional, da área de ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
“O mestrado que eu passei é oferecido pelos Institutos Federais, e como o IFAM daqui não oferece o curso, eu acabei tendo que optar pelo IFAC, em Rio Branco. O processo é feito anualmente e a forma de seleção é um pouco diferente, sendo realizado por prova objetiva. Eles te dão dez obras, alguns artigos e alguns livros para você estudar, e você tem pelo menos quatro meses para se preparar”, explica.
A prova
“Esse ano entre o assuntos propostos estava o Socialismo, Comunismo e Educação Profissional Tecnológica e sua evolução, além da importância da educação e do trabalho. Enfim, eu me inscrevi, mas como faço parte da gestão de uma escola, acabo não tendo tempo para estudar, fico na escola os três turnos, mas assim mesmo acabei conseguindo revisar alguma coisa, como artigos e entre outros, mas o livros não consegui. Fui fazer a prova, com quase 300 inscritos para 9 vagas de ampla concorrência. Quando chegou no dia, uma prova bastante difícil, uma das mais complexas que já fiz, e, consegui fazer uma excelente prova, acertando 35 das 40 que marquei, e ainda deixei 10 em branco. Assim fiz uma prova relativamente boa e consegui a aprovação”, relata.
Agradecimentos
“Gostaria de agradecer a Deus por me dar discernimento e sabedoria. A minha mãe pelo apoio, ela sempre foi pra mim referência de vida, sempre me aconselhou a estudar, me dizendo que a educação é o melhor caminho, e eu não tenho dúvidas, porque sei que a educação transforma o caminho de qualquer pessoas, basta querer. Minha gratidão aos meus colegas de Almirante Barroso, uma equipe de excelência, que me é motivacional todos os dias. Agradeço ainda a coordenadora Ana Angélica Assis pelo apoio, que é muito sensível a toda essa situação, compreensiva e muito resiliente. Então, agradeço muito a ela, porque trabalho com ela há alguns anos, e vejo muitas qualidades em seu trabalho. Até pensei em abandonar a gestão para estudar, mas sua compreensão e cuidado me fez não abandonar o Almirante Barroso, e prosseguir no alvo”, agradece.
Frases
“Sempre falo para os meus alunos que a educação é transformadora, eu sou fruto disso”.
Professor João Pinheiro.