Desde seu lançamento, em julho, o programa Voa Brasil comercializou cerca de 10,4 mil passagens para 68 destinos no Brasil. O preço fixo de R$ 200 por trecho, além da taxa de embarque, é oferecido a aposentados do INSS que não tenham viajado nos últimos 12 meses, independente da faixa de renda.
Apesar de a quantidade de passagens vendidas representar apenas 0,34% dos 3 milhões disponíveis para os 23 milhões de aposentados, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destaca que a plataforma já recebeu mais de 150 mil acessos. O programa, que não conta com subsídios do governo, opera com base nas ofertas das companhias aéreas parceiras.
Os principais destinos procurados foram São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, com 45% das vendas destinadas ao Sudeste e 40% ao Nordeste. São Paulo se destacou como o município mais visitado, seguido pelo Rio de Janeiro e Fortaleza, que se tornou a cidade mais procurada no Nordeste.
O MPor ressalta que o interesse por uma variedade de destinos, incluindo cidades menores, demonstra a busca dos aposentados por tarifas acessíveis para visitar familiares e locais turísticos. Para adquirir passagens, é necessário ter um perfil no portal gov.br e buscar voos disponíveis.
Os aposentados devem considerar planejar suas viagens com antecedência e escolher datas menos concorridas para maximizar as chances de encontrar passagens. As passagens do Voa Brasil incluem direito a uma bagagem de mão e uma pequena mochila, mas o valor de R$ 200 por trecho não cobre as tarifas de embarque, que variam conforme o aeroporto