Após percorrer os municípios acreanos oferecendo formações aos fazedores de cultura, artistas e gestores públicos, o Comitê de Cultura Cia Visse e Versa Acre, em parceria com o Festival Matias de Teatro de Rua, realiza nos dias 19, 21, 22 e 23 de setembro a oficina “Conexão Criativa: Redes e Artivismo”, nos municípios de Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro e Rio Branco.
Fortalecendo um elo entre arte e ativismo, ao incentivar expressões criativas que gerem impacto social positivo, a oficina Conexão Criativa cria um espaço colaborativo, que explora as técnicas de como usar redes sociais e mídias digitais, além de mídias, para o artivismo (arte + ativismo).
Durante a formação, que compõe a programação da sexta edição do Festival Matias de Teatro de Rua, “os participantes aprenderão a criar projetos criativos que promovam sua arte e produto cultural e engajem comunidades, utilizando ferramentas digitais e estratégias de comunicação inovadoras”, salienta a facilitadora da oficina e comunicadora do Comitê de Cultura, Rose Farias.
Claudia Toledo, coordenadora do Comitê de Cultura Cia Visse e Versa Acre, explica como se deu a junção das ações do Festival Matias com as atividades do Comitê de Cultura, uma vez que ambos compõem o guarda-chuvas da Cia Visse e Versa.
“A gente não poderia deixar de vincular as duas ações, uma vez que ambas são geridas pela Cia Visse e Versa. É uma ação grande de mobilização, pois o Festival Matias traz espetáculos de teatro de rua de outros estados do Brasil, mas também daqui, da Região Norte. E, dentro dessa programação conjunta, realizaremos a nossa oficina Conexão Criativa. Uma vez que unindo essas duas ações, a gente realiza uma ação de grande mobilização, fomentando a economia das cidades acreanas, oferecendo arte e lazer à população, além de valorizar os artistas e fazedores de cultura de cada município”, destacou.
Apresentações artísticas das oficinas
A valorização dos artistas e fazedores de cultura local está entre os pilares do Comitê de Cultura Cia Visse e Versa Acre. Portanto, durante a realização da oficina Conexão Criativa, nos municípios, estão confirmadas apresentações artistas locais.
Em senador Guiomar, onde a formação será promovida na próxima quinta-feira, 19, os participantes poderão desfrutar da apresentação artística de Nen Catolé, com “Chorinhos como Antigamente”, a partir as 18h, na Praça Fontenele de Castro.
Aos 67 anos, Nen Catolé começou a sua trajetória tocando em festa nos seringais, nos anos 80. Criador do famoso Forró do Catolé, Nen é uma figura importante no cenário musical artístico do Acre.
Na sequência, no sábado, 21, a oficina será promovida em Bujari. Neste dia, o palco do Teatro Matias e do Comitê de Cultura recebe o artista Zé Manoel, com a apresentação “Em Ritmo de Cordel”, que vai contar com a participação de Frank do Baile. Será a primeira vez que Zé se apresenta ao público, cantando suas músicas composição autoral, a partir das 18h, em frente aos Correios.
No domingo, 22, será a vez de Plácido de Castro receber o Festival Matias de Teatro de Rua e a formação do Comitê de Cultura Cia Visse e Versa Acre. O público vai desfrutar, a partir das 18h, no Praça dos Seringueiros, do show dos ‘Pioneiros do Forró’, com a super participação de Neguinho Sanfoneiro. Fundador de estabelecimento que movimento o cenário artístico no município, seu Francisco Rodrigues, mais conhecido como Neguinho Sanfoneiro, desenvolveu seu gosto pela arte ouvindo rádio, ainda nos tempos de seringal. Atualmente, com 78 anos, segue abrilhantando eventos e celebrações com as suas canções.
Abrindo as atividades da próxima semana, é a vez de Rio Branco receber as atividades do Festival Matias de Teatro de Rua e a formação do Comitê de Cultura Cia Visse e Versa Acre. Na capital acreana, a oficina Conexão Criativa será promovida no Parque Capitão Ciríaco, das 9 às 12 e das 14 às 16h.
Ao final da oficina, a apresentação musical será por conta do coletivo indígena Aîbu Kuxipa Keneya Bus, com Dua Yubê Shawã Bú – Povo da Jiboia e a Voz da Arara, a partir das 18h, na Praça da Revolução. O coletivo agrega toda a forma ancestral das mulheres do povo Huni Kuin do Acre, que ecoam os rezos sagrados, chamando a força e a conexão ancestral.
Festival Matias de Teatro de Rua
A 6ª Edição do Festival Matias de Teatro de Rua passará por quatro cidades acreanas [Rio Branco, Bujari, Senador Guiomard e Plácido de Castro], entre os dias 18 e 23 de setembro, com apresentações de artistas locais e de outras regiões do Brasil, com acesso gratuito ao público e acessibilidade em Libras.
“O festival é sempre idealizado na ideia de que você possa não reunir somente as apresentações artísticas, mas os momentos de diálogo, tanto com a realização de seminário, rodas de conversa, atividades de interação e workshops. Então é um espaço de diálogo, festividade e de mobilização social e econômica dos locais por onde o festival passa”, observa o coordenador geral do projeto, Lenine Alencar.