A promotora Alessandra Garcia Marques, da Promotoria do Consumidor do Ministério Público Estadual, alertou nesta terça-feira, 17, que o grande volume de compras nos supermercados pode resultar na elevação dos preços dos produtos.
"Como fazer para que os preços aumentem imensamente e sem necessidade por conta de um vírus? Basta todos os consumidores correrem aos supermercados e comprarem desesperadamente como se o mundo fosse acabar, fazendo estoque de produtos em casa. Depois é só ficar reclamando que os preços subiram, que não há mais produtos nas prateleiras, mas que ninguém faz nada!", alerta.
Após o decreto de emergência por causa do coronavírus e a confirmação de três infectados no Acre, pessoas correram para os supermercados da capital como se fosse o último dia compras. O objetivo é estocar alimentos, apesar de não haver necessidade.
Todas as grandes lojas do varejo em Rio Branco estão lotadas. Consumidores enchem até três carrinhos com produtos de primeira necessidade.
Em meio ao desespero desnecessário as pessoas sequer lembraram que as aglomerações estão entre as primeiras medidas para conter o avanço do coronavírus.