O Pesquisador, Publicitário, Escritor e Empresário, Durango Duarte, proprietário da Empresa Perspectiva Mercado e Opinião, que atua no campo das pesquisas de opinião há mais de 30 anos, esclareceu algumas dúvidas concernentes a uma pesquisa que foi realizada por seu instituto em Boca do Acre na última segunda-feira (10) e propagada nesta terça-feira (11), que mostrou a intenção de votos dos bocacrenses, no próximo pleito eleitoral, para o cargo de prefeito.
Ao longo de sua trajetória, a Perspectiva já realizou, com muito sucesso, mais de 1.000 estudos mercadológicos e eleitorais, obtendo resultados fidedignos ao pensamento da sociedade.
Veja o que disse o Publicitário
Notícias da Hora – Qual a diferença entre pesquisa espontânea e estimulada, e qual delas é a mais consistente?
Durango Duarte – Objetivamente, na pesquisa estimulada o entrevistador apresenta uma lista fechada de nomes de candidatos, ou seja, o entrevistado pode escolher somente entre as alternativas que estão na lista. Já na pesquisa espontânea, o participante pode responder com qualquer nome que lhe vier à cabeça no momento da entrevista. A pesquisa estimulada é, portanto, mais objetiva, possibilitando uma análise comparativa da evolução dos candidatos, enquanto a espontânea permite captar o grau de envolvimento do eleitor com o tema naquele período.
Notícias da Hora – Quantas pesquisas ainda serão feitas até o próximo pleito eleitoral?
Durango Duarte – Em Boca do Acre nós deveremos realizar, por iniciativa própria, ao menos mais um estudo, ainda em 2023. Já no ano que vem, a empresa realizará somente pesquisas contratadas, ou seja, não há como definir agora a quantidade.
Notícias da Hora – O senhor como pesquisador, qual a sua sensibilidade em relação aos pretensos postulantes ao cargo de prefeito, quem na sua opinião tem a melhor possibilidade?
Durango Duarte – Isso varia de município para município. Existem cidades onde há a certeza sobre a reeleição do prefeito, ou do candidato apoiado por ele, seja por causa da estrutura, pela máquina governamental e/ou pela boa avaliação da sua gestão. Já em outros municípios haverá a divisão das forças, com um empate técnico entre dois e até quatro candidatos, o que fará a eleição ser semelhante a uma corrida de cavalo, parelha, com decisão apenas no “photochart”. Uma disputa difícil, complexa e sem favoritos, que deverá se decidir nos últimos 15 dias da eleição. Quanto a possibilidades, isso está ligado a múltiplos fatores, como, por exemplo, dinheiro, recursos, apoio do governador, entre outros.
Notícias da Hora – Dentro de uma pesquisa dessa magnitude, o que um postulante pode tirar de proveitoso para usar em sua plataforma eleitoral?
Durango Duarte – Essa pesquisa é apenas uma fotografia do momento, ou seja, ainda bem distante do período eleitoral de outubro do ano que vem. Porém, ela pode ser um ótimo instrumento para captar o posicionamento atual das forças eleitorais do município, o recall dos candidatos, a análise da necessidade de estabelecer alianças para prefeito e vice-prefeito, recuos estratégicos e até o surgimento de novas candidaturas.
Notícias da Hora– Deixe uma mensagem para os bocacrenses!
Durango Duarte – A mensagem que posso deixar aos eleitores de Boca do Acre também serve para todas as outras cidades: escolham o que é melhor para o seu município e, principalmente, não se esqueçam de cobrar dos eleitos o cumprimento das promessas feitas durante campanha.