Um grupo de empresários do ramo de motéis de Cruzeiro do Sul divulgou uma nota nas redes sociais, onde solicita a reabertura e funcionamento dos estabelecimentos no município. Os empresários alegam que os locais foram fechados desde a publicação do decreto de isolamento, em março desse ano.
Os empresários alegam que desde então os compromissos mensais como pagamento de funcionários, encargos e demais impostos continuam sendo cobrados e que sem o funcionamento ficará difícil manter os negócios após a pandemia da Covid-19. As informações são do site Juruá Online.
Os proprietários dos motéis alegam que os locais já são considerados de funcionamento restritivo, e que no decreto do estado nº 5.496/2020, item 18, do dia 03 de julho, hotéis, pousadas, motéis e similares, se enquadram na mesma categoria; podendo reabrir com capacidade limitada a 30%.
O prefeito Ilderlei Cordeiro explicou que a prefeitura já está com o plano de reabertura das atividades, que foi apresentado para o Ministério Público (MP/AC) e a alguns empresários. “Estou apenas esperando a inauguração da ala do Hospital para colocar o plano em execução”, explicou.
Os proprietários destacam que com a pandemia todos os cuidados com a higienização aumentaram, sendo adotadas as medidas impostas pelo governo, incluindo a limpeza dos quartos com álcool e água sanitária, esterilização utensílios e isolamento de piscinas ou hidromassagem, além da disponibilização de álcool em gel para clientes.