Batidas em postes representam risco de choque elétrico, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades
Falta de atenção à sinalização, desrespeito às leis de trânsito, problemas mecânicos... o motivo de cada ocorrência pode ser incerto, mas o cenário é preocupante quando se fala em acidentes de trânsito envolvendo postes da rede elétrica. Dados da Energisa apontam para 148 ocorrências ocorridas somente no primeiro semestre deste ano, sendo 98 em Rio Branco. Cruzeiro do Sul registrou nove acidentes. O mês com o maior número de batidas foi março, com 67 ocorrências.
Além do impacto da batida - que pode ter grave consequências para os ocupantes dos veículos - esses acidentes oferecem risco de choque elétrico, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades.
“São inúmeros os prejuízos causados pelos acidentes envolvendo postes, mas um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos. Por isso, a orientação é que em casos de acidentes envolvendo postes, todos permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, orienta o coordenador de Segurança da Energisa, Marcelo Martins.
Ele também alerta às pessoas próximas ao acidente: “quem passar perto da colisão, deve manter distância da rede elétrica e, por questões de segurança, não deve se aproximar de postes ou fios caídos em nenhuma circunstância, especialmente para filmar ou fotografar o acidente, evitando assim que outros riscos e acidentes aconteçam”.
Além disso, existem situações em que o dano à rede é tão grave que é necessário trocar mais de um poste, o que prolonga o tempo de interrupção aos clientes afetados, já que a substituição de um poste pode levar entre 4h e 8h, a depender da localidade e acesso, tipo e quantidade de estruturas e equipamentos envolvidos. “Por isso, mesmo que o impacto da batida não interrompa o fornecimento na hora, precisamos realizar um desligamento emergencial para efetuar o serviço”, acrescenta Marcelo.
A Energisa ressalta ainda que em situações de colisão, o condutor é responsável pelo ressarcimento dos custos envolvendo a manutenção da estrutura e equipamentos danificados.
Serviço
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa por meio do Aplicativo Energisa On ( disponível no Google Play ou App Store do celular), WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com. br ou do call Center: 0800-647-7196.