O esforço dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) já mostra resultados positivos no âmbito da campanha de vacinação contra o coronavírus: até a sexta-feira, dia 05, um total de 5.957 pessoas já havia recebido a primeira dose do imunizante. Os dados são do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE).
O número, considerado positivo, confirma o que o secretário municipal de Saúde, Frank Lima, havia anunciado no início da campanha, ainda em janeiro, quando a capital acreana recebeu pouco mais de 3 mil doses do imunizante viral. O gestor garantiu que pretende vacinar todos os profissionais da saúde à medida que o município receber novas doses.
“Nós temos o compromisso de cuidar das pessoas, da vida das pessoas. Tenho repetido isso. Esse é o comando que o nosso prefeito Tião Bocalom nos deu. Sendo assim, vamos vacinar os nossos idosos acamados, o que já está acontecendo. Para isso temos 600 doses para começar a vacinar esse grupo prioritário”, comenta.
O secretário destaca que o número de profissionais já vacinados, segundo o DVE, é a prova de que a pasta tem trabalhado com transparência e responsabilidade. “Não estamos vacinando a passos curtos, muito pelo contrário. Nós estamos trabalhando com muito cuidado para não perdermos sequer uma dessas doses. Essa vacina representa esperança para as pessoas”, completa o secretário.
BALANÇO
Entre os dias 21 de janeiro e 05 de fevereiro, segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), já haviam sido vacinados com a primeira dose do imunizante um total de 5.814 trabalhadores do sistema de saúde. Além disso, outros 117 idosos, incluindo acamados com idade a partir de 80 anos e os que vivem sob a guarda do Estado.