..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Quase 90 casos de doença da paca Investigados em três municípios acreanos

Quase 90 casos de doença da paca Investigados em três municípios acreanos

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) está investigando 87 casos suspeitos de Hidatidose ou Equinococose Neotropical, conhecida como a doença da paca, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e autoridades estaduais monitoram a situação.

Entre os dias 17 e 19 deste mês, equipes de Vigilância em Saúde realizaram capacitação nessas localidades, abordando etiologia, sinais clínicos, epidemiologia, tratamento e diagnóstico da doença. O médico veterinário João Nélson Morais destacou que a infecção ocorre pela ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de cães alimentados com vísceras cruas de paca infectadas.

O diagnóstico, atualmente realizado no laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro, pode ser agilizado com a implementação de fluxos de diagnóstico fecal canino no Vale do Juruá. Essa medida visa identificar rapidamente cães infectados, essenciais para fornecer dados epidemiológicos e agilizar o tratamento humano.

A Sesacre está em contato com o Ministério da Saúde para orientações sobre medidas de prevenção e controle. Profissionais de Saúde e Educação do Vale do Juruá foram capacitados pela Fiocruz em setembro do ano passado, reforçando a prevenção em comunidades locais.

A Equinococose Policística, na Região Norte, é uma doença zoonótica causada pelo estágio larval de tênias de helmintos do gênero Echinococcus, que possui como hospedeiros intermediários a paca e a cutia e como hospedeiros definitivos cães selvagens e o cão doméstico.

O parasita é introduzido no ambiente doméstico por meio da caça de subsistência, onde moradores de comunidades rurais descartam as vísceras da paca e da cutia para os cães domésticos que se infectam e liberam os ovos do parasita nas fezes. O ser humano se infecta por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.