Os exames em moradores de outros municípios foram suspensos em Senador Guiomard, a 23km de Rio Branco. A medida foi imposta pelo prefeito André Maia, após aumentar o número de pessoas de outras cidades em busco do teste de sorologia oferecido gratuitamente no município.
A decisão, publicada no Diário Oficial, é imposta por meio de decreto e já está valendo a partir desta sexta-feira, dia 10. A cidade contratou a realização de 3 mil testes sorológicos para Covis-19, na tentativa de controlar o surto da doença na cidade, mas se espantou os pessoas de municípios vizinhos.
“A realização dos Testes Rápidos e Exames Laboratoriais para o COVID-19 (CORONAVÍRUS), seja obrigatoriamente, disponibilizados para os munícipes residentes e domiciliados nessa Comarca de Senador Guiomard/AC”, diz o decreto. Inclusive os remédios terão a liberação restrita aos moradores da cidade.
Para comprovar que vive em Senador Guiomard, o usuário da unidade de saúde precisará apresentar comprovante de endereço no ato de credenciamento para o atendimento. Se isso, não será possível ser avaliado, fazer o teste ou retirar medicamentos na farmácia da cidade.