No prazo estipulado para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024, mais de 109,4 mil contribuintes do Acre cumpriram com suas obrigações fiscais. O balanço divulgado neste sábado, 1⁰ de junho, revela que, embora a quantidade de declarações tenha superado a marca dos 109 mil, 216 contribuintes não conseguiram enviar seus documentos dentro do prazo estabelecido, o que representa uma leve queda em relação ao ano anterior.
A expectativa da Receita Federal era de receber 109.683 declarações, um aumento de 4% em comparação ao ano anterior, quando foram recebidas 104.968 declarações no Estado.
Para aqueles que perderam o prazo, a Receita disponibilizará a partir das 8h de segunda-feira, 3, a possibilidade de envio da declaração, porém, estarão sujeitos ao pagamento de multa por atraso. As multas são calculadas sobre o valor do imposto devido na declaração e podem variar de acordo com o tempo de atraso e outras condições estabelecidas pela legislação tributária.
É importante ressaltar que as obrigações fiscais não se limitam apenas ao pagamento do imposto devido, mas também englobam a regularização de pendências e dívidas fiscais. O não cumprimento dessas obrigações pode acarretar em consequências graves, como restrições de crédito, inclusão do CPF em cadastros de inadimplentes, e até mesmo ações judiciais de cobrança.