O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) emitiu um relatório preliminar indicando uma possível falha ou mau funcionamento do motor do avião de pequeno porte, modelo Cessna Skyline 182, que caiu no dia 18 de março deste ano, em uma fazenda localizada no município de Manoel Urbano, a 228 quilômetros de Rio Branco.
O acidente resultou na morte de dois passageiros, dos sete que estavam a bordo.
De acordo com informações divulgadas pela assessoria da Aeronáutica, o conteúdo do relatório preliminar ainda está sujeito a alterações conforme avança a investigação. O relatório inicial aponta que a aeronave teria perdido potência no motor logo após a decolagem.
O incidente ocorreu quando o avião partia do aeródromo de Manoel Urbano (SIMB), com destino ao aeródromo de Santa Rosa do Purus (SSRA), transportando um tripulante e seis passageiros a bordo. A resposta imediata foi um pouso de emergência.
Entretanto, somente o relatório final, cuja divulgação ainda não tem data definida, poderá esclarecer as causas exatas que levaram à perda de potência no motor e consequente acidente.
O Cenipa alerta em seu site que o relatório preliminar tem o objetivo de apresentar o status atual da investigação e que seu conteúdo não vincula necessariamente as conclusões que serão apresentadas no relatório final.