O nível do rio Acre em Rio Branco chegou a 17, 37 metros nesta sexta-feira (31) às 9 horas, segundo a Defesa Civil. Subiu sete centímetros desde a medição feita às 18 horas desta quinta-feira.
Porém, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, o rio
estabilizará e começará a baixar a partir deste sábado, dia 1º de abril.
“O tempo vai continuar com chuvas diárias no Acre, neste fim de semana, mas nada que seja tempestuoso. Os ventos soprarão, entre fracos e calmos, com eventuais rajadas, porém sempre abaixo de 35km/h e as chuvas não deverão superar 40mm, exceto num ou noutro ponto isolado, não provocando, portanto, uma nova elevação acentuada do nível dos principais rios. Com baixa probabilidade, poderão ocorrer inundação de algumas ruas e transbordamento de alguns igarapés, pelo menos até a próxima segunda-feira, dia 3 de abril, porém, repetindo, sem maiores transtornos”, diz.
Nível dos rios
Nesta quinta-feira, por volta das 15h, estavam acima da cota de transbordamento os rios Acre, em Rio Branco, com 17,23m, subindo lentamente, e em Xapuri, com 14,0m, estabilizado. O Iaco, em Sena Madureira, chegou a 15,3m, estabilizado.
Em Brasileia, o rio Acre, em apenas 24 horas, baixou 6m, passando de 14m para 8m, e, em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá mantendo-se com nível de 12,0m, faltando 1m para transbordar, mas com tendência atual de estabilizar.