No último fim de semana, choveu, em Rio Branco, 83,6mm, em 48 horas, na estação pluviométrica da Agência Nacional de Águas, porém, no centro da cidade foram mais de 105mm.
Chuvas torrenciais atingiram os vales de todos os rios do Acre, porém, com maior intensidade, no alto curso dos rios Juruá, Tarauacá, Muru, Purus e Iaco. No Parque Estadual do Chandless, por exemplo, foram registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia 85,6mm e, em Tarauacá, 68,0mm, no último domingo (20). Em Jordão, também no domingo, a Agência Nacional de Águas registrou 42,2mm.
Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, o rio Acre começará a baixar rápido. As chuvas intensas ocorridas no último sábado no vale do rio Acre fizeram seu nível, na capital, atingir, nesta segunda-feira (21), a cota de transbordamento, que é de 14,0m, mas já começará a baixar rapidamente a partir desta terça-feira, pois não ocorreram chuvas no domingo no seu alto curso nem deverão ocorrer nos próximos três dias.
“Assim, como temos previsto e anunciado com frequência, não deverão ocorrer, neste período chuvoso, inundações de proporções alarmantes em Rio Branco e na maioria dos municípios do Acre, exceto, como também informamos, em algumas poucas cidades do interior, principalmente no vale do rio Tarauacá”, prevê.
Não deverão ocorrer chuvas intensas, entre terça-feira e quinta-feira, no leste e no sul do Acre e, entre quarta-feira e sexta-feira, no centro do estado e no vale do Juruá. Inclusive, na quarta-feira e na quinta-feira, o sol com nuvens deverão predominar.
Na capital, poderá chover forte, novamente, somente entre sexta-feira e sábado próximos, mas com menos intensidade do que ocorreu no último fim de semana.
“Portanto, nossas estimativas são de que, durante esta semana, as chuvas em Rio Branco e na maioria dos municípios acreanos fiquem abaixo da média”, conclui Friale.