Entre a última quinta-feira e esta sexta-feira, o nível do rio Acre, em Rio Branco, como previsto e alertado por nós, subiu acentuadamente. Às 15h desta sexta-feira, seu nível era 12,8m, enquanto, no dia anterior, marcava 11,5m, ou seja, subiu 1,3m em apenas 24h.
Neste sábado, o nível do rio Acre, em Rio Branco, atingirá a cota de alerta, que é 13,5m, e, até a próxima segunda-feira, deverá transbordar, ou seja, passar de 14,0m.
Nosso alerta, agora, é para a enorme quantidade de troncos e galhos de árvores (balseiros) que estão sendo trazidos pela correnteza do rio e que, certamente, muitos ficarão retidos nas colunas de sustentação das pontes de Rio Branco, caso não sejam adotadas medidas para evitar seu acúmulo. Alertamos, também, sobre o perigo para a navegação fluvial, já que as águas do rio ficarão tomadas por tais balseiros.
Nas cidades de Brasileia e Xapuri, o nível do rio Acre está próximo da cota de alerta, mas começará a estabilizar e, em seguida, baixar a partir deste sábado.
No entanto, a situação poderá ficar preocupante, pois, as chuvas intensas que ocorrerão nos próximos dias poderão provocar uma enchente neste fim de ano.
Em Santa Rosa do Purus, o rio Purus, transbordou nesta sexta-feira, como previsto e alertado por nós na última quinta-feira. Nesta sexta-feira, seu nível atingiu 9,5m, sendo que a cota de transbordamento é 9,0m. Entretanto, já começou a baixar.
Alertamos, novamente, a cidade de Tarauacá, pois o rio Tarauacá deverá transbordar nas próximas horas.
Já, os níveis dos rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, e Iaco, em Sena Madureira, no momento, não oferecem maiores preocupações.