Festa religiosa
Será realizado na Capital acreana, no dia 13 de agosto, às 15h, no Calçadão da Gameleira, a 1ª edição da Marcha para Exu.
Segundo os organizadores, o evento tem como objetivo reunir centenas de pessoas em uma jornada de devoção à entidade que faz parte das religiões originárias da África; a orixá da comunicação e das encruzilhadas, fortalecendo assim, a fé nas divindades afro-brasileiras e valorizar a cultura negra.
A Marcha, além de ser uma oportunidade de demonstração de fé, também tem como propósito combater estereótipos negativos associados a Exu e à religião afro-brasileira, frequentemente envoltos em concepções de maldade e negativismo.
Exu é uma das entidades mais louvadas das religiões de matriz africana, mas é visto de formas diferentes: No candomblé, é um orixá, uma divindade, a personalização de fenômenos e energias naturais, que não incorpora para dar consultas, mas é grande conhecedor de todos os assuntos e dos segredos dos búzios.
Na umbanda, é considerado uma entidade, um espírito ligado aos caminhos, que incorpora nos médiuns para ajudar as pessoas na própria evolução.