O volume de chuvas registrado nos últimos dias em Cruzeiro d Sul e região causou a elevação considerável no nível do Rio Juruá. A Coordenadoria de Defesa Civil voltou a ficar preocupada com a lâmina, e monitora o manancial ao menos três vezes por dia.
Segundo o coordenador do órgão, José Lima, as últimas 96 horas acumularam cerca de 75 milímetros de chuva na região de Cruzeiro. “A chuva englobou toda a região e o rio subiu bastante. Hoje, o rio está com uma média de 11 metros e 13 centímetros, e nas últimas 24h o rio subiu 93 centímetros”, diz o chefe da Defesa Civil.
Embora o rio tenha subido, nenhuma família foi atingida pelas águas. Conforme o coordenador, apenas algumas famílias do bairro da Lagoa e do Cruzeirinho estão com água em baixo das residências, e a situação está tranquila na região. “Ainda estamos a mais de 60 centímetros da cota de alerta”, disse o coordenador.
É possível que o rio continue subindo, mesmo que não haja chuvas. Isso acontece porque em Porto Walter, próximo à cabeceira do rio, subiu cerca de 60 centímetros nas últimas 24h. Todos os grandes afluentes ainda estão em subida. As informações são da TV Juruá.