O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, começou a diminuir nesta terça-feira, dia 12, após uma semana acima da cota de transbordamento. A cheia do rio já atingia quase 30 mil pessoas, segundo a Defesa Civil Municipal, até a tarde de segunda-feira, dia 11.
Nesta terça, segundo o Corpo de Bombeiros, o nível do rio diminuiu quase 30 centímetros, marcando às 6 horas, 13,05 metros, ante os 13,27 metros registrados 24 horas antes, ou seja, ás 6 horas de segunda-feira.
O coordenador da Defesa Civil, José Lima, cita que apenas cinco famílias foram retiradas para a casa de parentes. Segundo o Plano de Contingência, que foi reformulado por causa da pandemia de coronavírus, e quando houver a necessidade, as primeiras famílias serão levadas para 40 imóveis por meio de aluguel social.
“A prefeitura disponibilizou todas as escolas do município para servirem como abrigos para as famílias e os ginásios também serão utilizados. Vamos ter mais abrigos do que em enchentes anteriores, para evitar aglomeração”, explica Lima. O fornecimento da energia elétrica foi novamente suspenso pela Energisa nos bairros Miritizal, Lagoa, Olivença e Estirão do Remanso.