O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, voltou a aumentar neste domingo, dia 10, e já desabriga três famílias da cidade, segundo dados da Defesa Civil. O nível do manancial estava em 13,22 metros às 6 horas, com possibilidade de estabilização nas horas seguintes, o que era esperado pelas autoridades.
Na cidade, a cota de transbordamento é de 13 metros, ou seja, o nível está 22 centímetros acima disso, o que deixou as autoridades em alerta total. José Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal, explicou que apesar da enchente o nível das águas, em Porto Walter o rio já vazante, o que deve se repetir em Cruzeiro do Sul. “No entanto, estamos sempre em alerta, porque as previsões mostram um volume de chuvas maior do que o normal para a região”, explica.
DESABRIGADOS - Até o momento, três famílias que estavam em situação de risco foram retiradas e colocadas em casas alugadas pela prefeitura, é o chamado aluguel social. Cerca de cinco mil famílias em vários bairros permanecem com suas ruas inundadas e o transporte terrestre foi substituído por barcos, já o abastecimento de água potável também foi afetado, segundo os moradores.
Por medida de segurança, a Energisa suspendeu o fornecimento de energia nas áreas inundadas. Na última quinta-feira, um protesto bloqueou a saída de Cruzeiro do Sul para a BR-364 na Ponte da União, os moradores exigiam o restabelecimento da energia que se tornou inviável com a nova elevação no nível das águas. As informações estão no site Juruá Online.