O município de Rodrigues Alves, no Vale do Juruá, foi uma das cidades que também saiu da situação de emergência e recebeu nova classificação de alerta, representada pela cor laranja. Com a mudança, um novo decreto foi publicado pela prefeitura, liberando parcialmente o comércio e igrejas.
“Foi decidido algumas flexibilizações por parte da gestão e da secretaria de saúde. O comércio não é tão grande na cidade, e o funcionamento ocorre mais na parte da manhã, e 75% da nossa população corresponde à zona rural”, explicou o secretário municipal de saúde, Júlio Martins.
O secretário explicou que nas igrejas o funcionamento ocorre em 30% da capacidade, com o cumprimento de normas de distanciamento. A entrevista foi dada ao site Juruá Online, e confirma desobediência ao decreto que criou o Pacto Acre Sem Covid, do governo do estado.
“O prefeito junto com as entidades decidiu flexibilizar alguns setores como a igreja, em 30% dos espaços, mantendo as normas pelo protocolo do Ministério da Saúde, com álcool em gel na porta, marcação de bancos com distanciamento de pessoas, sem aperto de mãos, e nossa principal preocupação são os grupos de risco, e pedimos para fazer um culto e missa específica para esse grupo de risco”, enfatizou o secretário.
Na parte do esporte, as quadra, campos de futebol não entram no decreto. Já para a academia foi flexibilizado o funcionamento, mas o único proprietário decidiu não abrir no momento. O prefeito Sebastião Correia pode ser denunciando criminalmente se mantiver as igrejas com cultos, já que o pacto permite apenas na cor amarela o retorno dos cultos.