As ruas da cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, ficaram desertas na manhã deste sábado, dia 13, primeiro dia com a aplicação do Decreto nº 8.260, assinado pelo governador Gladson Cameli, impondo restrições ao comércio e à população como um todo, com a proibição de qualquer tipo de aglomeração em espaços públicos ou privados.
Segundo o governo, a população pode, sim, sair de casa. Contudo, durante o horário em que o decreto estiver valendo, não será permitida a permanência de pessoas, em qualquer número, em espaços públicos e privados destinados à recreação e ao lazer, por exemplo. Nestes dias, apenas podem funcionar os hospitais, farmácias e funerárias. Templos religiosos ficam fechados e eventos estão proibidos.
O funcionamento dos postos de gasolina também estará restrito ao público durante os finais de semana, execeto das 7h às 10h, para abastecimento de veículos oficiais das áreas da Saúde e da Segurança Pública. Os restaurantes, lanchonetes, supermercados e similares podem funcionar, mas apenas com serviço de delivery, sendo vedado qualquer tipo de atendimento presencial ao público, inclusive na modalidade drive-thru e congêneres.
Nas imagens registradas pelo site Juruá em Tempo, fica clara a pouca movimentação nas principais ruas da cidade. No Centro, o serviço de transporte está suspenso. Galerias e lojas comerciais não abriram as portas. Os mercados públicos também estão fechados. Apenas caixa eletrônicos dos bancos estão funcionando.