A comemoração mais esperada de junho terá que ser adaptada aos novos tempos de isolamento social imposto pela pandemia. A homenagem ao Dia de São João, celebrado com festas grandiosas, shows de forró, quadrilhas e quermesses por todo o País, ganhará um novo cenário: os lares brasileiros. Esse movimento mostra que a quarentena requer, entre outras coisas, muita criatividade para esperar que as atividades voltem ao normal.
Para que esse período não passe em branco, a sugestão é preparar em casa uma festa de São João digna de elogios, com direito a decoração, trajes folclóricos e todas as delícias da época. Vale destacar que entre os eventos típicos do mês, um específico não pode ficar de fora da festa, que é tentar a sorte na Quina de São João no sorteio especial de junho 2020. Os festeiros sortudos poderão ter algo a mais para comemorar: um prêmio de R$ 140 milhões. Além disso, não é preciso sair de casa para apostar, existe a possibilidade de jogar on-line.
A decoração é um item obrigatório mas pode ser bem versátil. Bandeirola coloridas funcionam muito bem e podem ser feitas de diversos materiais. A fogueira também faz parte da festa, mas só pode ser acesa ao ar livre, em uma casa com quintal ou chácara. Para um painel decorativo mais elaborado ou confecção de elementos mais detalhados, existem tutoriais na Internet que ensinam o passo a passo, com uma variedade de modelos para todos os gostos.
No cardápio da festa junina, algumas guloseimas são fundamentais para manter a tradição. Entre elas estão as receitas à base de milho verde e amendoim, pipoca, pinhão, bolo de fubá, cuzcus, quentão, vinho quente e licores. A lista de quitutes tem inúmeras possibilidades, mas alguns pratos são os mais esperados.
Para quem não gosta de cozinhar, muitos restaurantes, confeitarias e empresas de eventos estão preparando kits prontos. Essa opção otimiza a organização, além de ser uma forma de ajudar os negócios que dependem das festas juninas e terão o lucro prejudicado neste ano. Os kits podem ser encomendados em versões individuais ou para um número maior de pessoas. As comida típicas geralmente vêm acompanhadas de objetos decorativos.
O repertório musical precisa seguir a tradição. Festa junina de verdade tem que ser no ritmo do forró, baião, xote ou vanerão. Muitos artistas que abrilhantam os shows nas festas de São João estão participando de lives pela Internet. Essas transmissões podem ser uma boa pedida para não falta música ao vivo nas festas em casa. Uma boa playlist de sucessos do forró no Spotify também garantem a musicalidade.
Organizar brincadeiras para as crianças vai garantir a diversão dos pequenos. Existem várias possibilidades, de acordo com a faixa de idade: dança da cadeira, pescaria com prendas, boca de palhaço, dança com cantigas populares, teatrinho e muito mais.
Para envolver as crianças na preparação do São João – cada uma em sua casa – os professores estão trabalhando a temática em projetos on-line com decoração típica da época, músicas e receitas. Muitas escolas enviaram aos seus alunos kits com materiais diversos para a confecção de bandeirinhas e outros adornos. A ideia é que esse momento seja registrado e compartilhado nas aulas virtuais, mantendo o vínculo e a socialização com os colegas e com a família.