A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu um alerta para a importância da imunização de recém-nascidos contra a pneumonia. A recomendação se faz necessária para aumentar a cobertura vacinal no Estado.
De acordo com a Sesacre, no ano passado, apenas 79,5% do público esperado recebeu a vacina, que além de combater casos de pneumonia, auxilia na redução de variações resistentes à penicilina.
Segundo a condenação do
do Plano Nacional de Imunização (PNI) no Estado, a região do Baixo Acre teve 83,5% do público-alvo imunizado, enquanto no Alto Acre o índice foi de 81,08%. A cobertura no Vale do Juruá ficou em 71,9%.
A vacina contra a pneumonia para recém nascidos está disponível de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização se torna ainda mais urgente no período invernoso.
A pneumonia neonatal refere-se à infecção pulmonar no neonato. Pode ter início nas primeiras horas de vida e fazer parte de uma síndrome septicêmica generalizada ou aparecer após 7 dias, limitada aos pulmões. Os sinais podem ser restritos a uma disfunção respiratória ou evoluir para choque e morte.