Ao menos 732 pessoas autistas devem ser atendidas em Cruzeiro do Sul, por uma equipe multidisciplinar enviada à cidade pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). A ideia é diminuir a alta demanda que há na cidade, prestando o atendimento necessário ao público que depende dos serviços públicos de saúde.
A equipe multidisciplinar que foi enviada ao município conta com pediatra, neuropediatra, geneticista especialista em saúde da família, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro e assistente social. Os atendimentos acontecem até o próximo sábado, dia 28, com foco em pessoas com deficiência intelectual, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa, que é coordenada pela Diretoria de Redes da Sesacre, tem o objetivo de fortalecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência na região e conta com a parceria da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializado e Hospitalar do Estado.
“Esses serviços têm sido de grande relevância ao acreano. Os assistidos mostram gratidão por todo o trabalho, que é coordenado pela titular da pasta, Paula Mariano”, enfatizou a coordenadora regional da Sesacre, Catiana Rodrigues, ao falar dos atendimentos.
O mutirão de atendimentos é realizado na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada na Avendia Lauro Muller, no Bairro Formoso.