A respeito da morte do jovem Lucas Amaral Lyra, de 22 anos, que faleceu no Pronto-Socorro de Rio Branco na última sexta-feira (16), após passar duas semanas internado se recuperando de um acidente de moto ocorrido em Brasileia, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) se manifestou neste sábado (17), por meio de nota, assinada pela secretária em exercício Andréa Santos Pelatti.
No documento, Pelatti enfatiza que: “desde o momento do acidente, todos os esforços possíveis foram realizados para garantir o melhor atendimento ao paciente. O jovem foi prontamente assistido no município de Brasileia e, devido à gravidade do caso, a Secretaria de Estado de Saúde providenciou o resgate aéreo por meio de helicóptero, transportando-o com agilidade para a emergência do Pronto-Socorro de Rio Branco”.
Ainda na nota, a Sesacre destaca também que “após apresentar estabilidade, o paciente teve alta programada da UTI e foi transferido para um leito de enfermaria. No entanto, infelizmente, o jovem sofreu parada cardiorrespiratória, e mesmo com todos os esforços da equipe, não resistiu”.
Ao finalizar, a secretária em exercício afirma que a equipe médica “manteve contato contínuo com o pai do paciente, que acompanhou todo o tratamento, fornecendo o suporte necessário e atualizando-o sobre o estado de saúde de seu filho”.
Veja o documento na íntegra
Nota de Esclarecimento
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), vem a público esclarecer os fatos relacionados ao falecimento do jovem no Pronto-Socorro de Rio Branco, após sofrer um grave acidente de trânsito no município de Brasileia.
Desde o momento do acidente, todos os esforços possíveis foram realizados para garantir o melhor atendimento ao paciente. O jovem foi prontamente assistido no município de Brasileia e, devido à gravidade do caso, a Secretaria de Estado de Saúde providenciou o resgate aéreo por meio de helicóptero, transportando-o com agilidade para a emergência do Pronto-Socorro de Rio Branco.
Ao chegar na unidade, foram realizados todos os exames necessários e a avaliação imediata com o neurocirurgião, que indicou a necessidade de uma craniotomia de emergência, cirurgia essencial dada a natureza de suas lesões. Após o procedimento cirúrgico , o paciente foi encaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde recebeu todos os cuidados da equipe multiprofissional.
Após apresentar estabilidade, o paciente teve alta programada da UTI e foi transferido para um leito de enfermaria. No entanto, infelizmente, o jovem sofreu parada cardiorrespiratória, e mesmo com todos os esforços da equipe, não resistiu.
Durante todo o período de internação, a equipe multiprofissional manteve contato contínuo com o pai do paciente, que acompanhou todo o tratamento, fornecendo o suporte necessário e atualizando-o sobre o estado de saúde de seu filho.
A Secretaria de Estado de Saúde lamenta profundamente o ocorrido e reafirma seu compromisso em prestar o melhor atendimento possível a todos os cidadãos. Nossos pensamentos estão com a família e amigos neste momento de dor.
Andréa Santos Pelatti
Secretária de Estado de Saúde em exercício