..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Seca na Amazônia acreana será mais intensa nos próximos anos, aponta estudo

Seca na Amazônia acreana será mais intensa nos próximos anos, aponta estudo

De acordo com o estudo ‘Mudança do clima no Brasil: síntese atualizada e perspectivas para decisões estratégicas’, elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgado este mês, o estado do Acre poderá sofrer com mudanças na estação seca.

A explicação seria o início e recuo tardios das monções, ventos que alteram a direção periodicamente e provocam chuvas intensas no verão e tempo seco no inverno.

“Espera-se também aumento na frequência e na extensão geográfica da seca meteorológica na Amazônia Oriental, composta pelos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e o oposto na porção Ocidental, que abrange os estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso”, diz trecho da pesquisa.

Ainda segundo o estudo, “considerando um aumento de 2ºC na temperatura média global, o país poderá sofrer redução da precipitação anual total, a despeito do aumento de tempestades e de uma probabilidade até quatro vezes maior de ocorrerem secas severas em diversas regiões do país. Espera-se que esse nível de aquecimento global até 2050 leve à redução significativa do fluxo nos principais rios da bacia amazônica, ocasionando dificuldade no acesso à água e alimentos para as populações locais, com impacto significativo na subsistência das comunidades”.