A Seleção Acreana Escolar de Atletismo, formada por 12 atletas dos gêneros masculino e feminino, está intensificando os treinos na Pista de Atletismo de Alto Rendimento da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco (AC), onde se prepara para participar do IV Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, que acontece em Brasília (DF), entre os dias 20 e 23 de março.
As atividades, financiadas pela Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), visam garantir melhor rendimento aos estudantes-atletas que compõem a equipe acreana que participará da competição nacional na segunda quinzena deste mês. O incentivo é parte dos pilares trabalhados pela gestão da Entidade Desportiva Escolar do Acre.
O gerente técnico da FADE, professor Wedson Coelho, destaca que, em conjunto com os professores Jamisvam Cruz e Valmiro Mendes – este último Treinador da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), cedido pela Federação Acreana de Atletismo (FACAt), por meio de Protocolo de Cooperação assinado entre as Federações, tem sido possível melhorar as técnicas dos atletas e fortalecer o condicionamento dos representantes.
“Isso ajudará, e muito, no resultado da competição. Temos chance de medalhas. Os meninos ganham, a escola ganha e o Acre ganha muito com isso. Unindo forças, o trabalho dos três técnicos vai nos colocar mais perto das medalhas que tanto desejamos conquistar, mas temos dito aos atletas e professores das escolas: é preciso responsabilidade com os treinos, muita disciplina”, frisa o gestor.
O atleta Benjamim Gomes, de 17 anos, aluno da Fundação Bradesco, é um dos integrantes da equipe e segue com os treinos na Ufac. A expectativa, segundo ele, é garantir pódio nas duas provas que que participará: lançamento do dardo e 400 metros. “Temos nos empenhado, dado o nosso melhor aqui, então, quando a gente dá o melhor, a gente espera que o melhor resultado venha. Estamos focados, e vamos fazer bonito em Brasília”, acredita.
O presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), João Renato Jácome, lembra que esses alunos não terão nenhum custo para participação no evento nacional. “Lá, estamos garantindo alimentação, hospedagem e as passagens aéreas. Os atletas vão arcar com o custo do uniforme, das camisas, porque depois poderão ficar de lembrança. Estamos dando e continuaremos garantindo todas as condições necessárias para que nossos atletas voltem para casa com bons resultados e medalhas no peito”, destaca.