A equipe composta por 15 pessoas saiu de Porto Walter no dia 24, quarta-feira. A decisão de ir a pé, utilizando barcos onde fosse necessário foi tomada por causa do alto custo da passagem aérea. Apesar de Porto Walter estar separado da capital Rio Branco por apenas 510 km em linha reta é um dos quatro municípios isolados do Acre onde o acesso é limitado a via aérea. Como nao existe linha aérea para lá, é preciso fretar um avião que sai da base em Cruzeiro do Sul, distante 68 km. O custo de R$ 11 mil mais que desestimular, inviabiliza.
Nada disso abalou a seleção de Porto Walter que queria participar do torneio de futebol neste domingo (28). O torneio de futebol é o ponto alto das comemorações do aniversário do município de Jordão. Sob o comando do vereador Guarsonio Melo (MDB), o grupo partiu de Porto Walter na quarta-feira (24). Enfrentaram todas as dificuldades da selva. As cachoeiras do Rio Tejo, os tabocais, a lama e os mosquitos para vencer a distância de 159 km entre os dois municípios.
Na bagagem bananas e farofa que serviram de alimentação. Dormiram na mata dividindo o espaço com cobras, aranhas e onças, entre outros. Na sexta-feira, o grupo andou durante 9 horas, parando apenas o necessário. E, finalmente chegaram ao município de Jordão. "Essa é a primeira vez que a seleção Portuvaltense de futebol vai jogar em Jordão. É algo inédito para os dois municípios e eu estou muito feliz por liderar essa ação ", disse o vereador Guarsonio Melo que também é o narrador da seleção.
Ele vai transmitir o jogo histórico entre as seleções de futebol de Porto Walter e Jordão para as rádios- Jordão FM; Ocidental FM de Porto Walter e Juruá FM de Marechal Thaumaturgo.