Os professores e pesquisadores que lecionam aulas no curso de pós-graduação em letras: linguagem e identidade (PPGLI), da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, resolveram cruzar os braços em razão da falta de estrutura mínima necessária para as aulas do programa institucional de pós-graduação.
Em reunião na semana passada, o Colegiado do programa já havia decidido pela paralisação, mas se esperava que, após isso, a Reitoria da Ufac tomasse providências no sentido de resolver as deficiências do curso. Contudo, até sexta, dia 12, nenhuma resposta havia sido dada aos professores. As informações são da Rede Amazônica.
"Falta recursos, infraestrutura melhor, precisamos de laboratórios mais capacitados, de uma atualização do nosso sistema de internet que hoje não dá conta de atender, computadores para os alunos, de condições melhores à altura de um programa de nota cinco. Funcionar como estávamos funcionando dá, mas já não podemos mais fazer", explicou o professor Gerson Albuquerque.
Em nota, a Universidade Federal do Acre informou que já trabalha nos encaminhamentos de solução do problema. Segundo a instituição, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Margarida Carvalho, terá agenda na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), onde assinará parceria para disponibilizar bolsas para os programas de pós-graduação.
"A universidade tem tentado ajustar tudo o que precisa, principalmente após os sucessivos bloqueios e cortes orçamentários, ocorridos nos últimos anos." Serão bolsas para quatro projetos aprovados, dentre os quais um projeto do PPGLI, que atende 25 indígenas, sendo 15 bolsas de mestrado e 10 para doutorado, além de bolsas para pós- doutorado.