A intensa massa de ar polar, que começou a penetrar no Acre, por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (16), é a mais forte dos últimos 32 anos para um mês de maio, cujas temperaturas mínimas, ao amanhecer deverão oscilar entre 9 e 13ºC, em Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Sena Madureira e municípios próximos. No dia 23 de maio de 1990, foi registrada temperatura de 8,2ºC, na capital acreana, não sendo surpresa, portanto, se, novamente, os termômetros marcarem até 9ºC, em algum dia desta semana.
As chuvas darão uma boa trégua, pelo menos até o próximo dia 26 de maio, em todo o Acre, e os dias, durante a tarde, poderão registrar umidade relativa do ar, entre 20 e 30%, com novos recordes deste ano, o que levaria ao estado de atenção para a saúde humana.
Ventos intensos, estarão soprando da direção sudeste, cujas rajadas poderão passar de 40km/h, principalmente, na próxima quarta-feira, quando haverá uma maior incursão de ar polar.
Até a cidade de Manaus, capital do Amazonas, sentirá um leve declínio da temperatura, com mínimas, ao amanhecer, entre 18 e 20ºC, na quarta-feira e na sexta-feira próximas.