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Senac Acre promove alinhamento e reflexões sobre o Modelo Pedagógico

Senac Acre promove alinhamento e reflexões sobre o Modelo Pedagógico

Coordenadores e supervisores pedagógicos se reúnem para fortalecer o Modelo Pedagógico Senac e aprimorar práticas educacionais

Com o propósito de alinhar as práticas pedagógicas realizadas na instituição, além de promover a implantação e consolidação do Modelo Pedagógico Senac – MPS, coordenadores e supervisores pedagógicos do Senac Acre estiveram reunidos em Rio Branco, nos dias 5 e 6, para a primeira etapa do Encontro da Formação Continuada. O evento faz parte de uma série de seis encontros que acontecerão ao longo do ano entre as equipes que atuam na educação profissional.

Entre outros objetivos da formação, destacam-se o alinhamento das práticas pedagógicas, a compreensão das etapas de planejamento, elaboração, desenvolvimento e avaliação de competências no contexto do MPS, bem como a assistência às supervisões e equipes pedagógicas na construção de situações de aprendizagem.

A coordenadora pedagógica do Senac Cruzeiro do Sul, Lizandra Nascimento, destacou a importância desse tipo de encontro para refletir sobre o trabalho realizado nas unidades e renovar as ideias. Segundo a coordenadora, a formação proporciona um espaço para aprofundar o entendimento sobre o ensino por competência do Senac, que muitas vezes não é possível em meio à rotina diária.

Para a supervisora pedagógica Daniella Damiance, do Senac Palácio do Comércio, que participou pela primeira vez da formação, expressou satisfação com a experiência, oportunidade de aprendizado e renovação dos conhecimentos proporcionados pelo evento. “Estou saindo daqui com uma clareza impressionante da minha função, do que eu tenho que alcançar, do muito que eu ainda tenho que aprender”.

O diretor de educação profissional do Senac Acre, Abrão Maia, ressaltou que, por orientação do departamento Nacional, todos os departamentos regionais estão revisitando os documentos técnicos do Modelo Pedagógico do Senac, visando a um alinhamento nacional em relação à filosofia e política educacional. “Serão realizadas seis oficinas até o final do ano, envolvendo supervisores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, além dos docentes”.

O Modelo Pedagógico Senac busca desenvolver competências transformadoras nos alunos, tanto no aspecto profissional quanto como cidadãos, com impacto positivo em suas vidas e na sociedade. As características valorizadas incluem atitude empreendedora, domínio técnico-científico, visão crítica, atitudes sustentáveis e colaborativas. A metodologia inovadora integra teoria e prática, enfatizando ações reflexivas e colaborativas, com foco no protagonismo do aluno.