Após a militante do setor de Hemodiálise, Berenice Sales, reclamar nas redes sociais que o governo do Acre está fazendo vista grossa para contratar uma nova empresa que oferece o serviço na Capital, a Secretaria de Saúde do Acre se manifestou para explicar a que pé anda a parceria com a iniciativa privada.
“Duas empresas demonstraram interesse pelo processo de chamamento público para os serviços do setor de Nefrologia, da Fundação Hospitalar do Estado do Acre (Fundhacre), no entanto, essas mesmas empresas resolveram fazer questionamentos sobre a lisura na participação uma da outra”, explica nota assinada pela secretária adjunta Paula Mariano.
Entre os pedidos está o esclarecimento sobre as empresas estarem ou não cumprindo os requisitos para oferecimento do serviço ao setor público. Além disso, “o que acontece é que ainda que uma empresa já faça esse atendimento aos pacientes da Fundhacre, pela lei, os serviços devem começar a ser licitados a partir de agora”, comenta.
Segundo Berenice, a nefrologia do Hospital das Clínicas não comporta mais a quantidade de pacientes que precisam do serviço, o que tem causado problemas, como, por exemplo, um turno a mais, pela madrugada, debilitanto ainda mais a situação dos pacientes. Ela faz um apelo.
Em resposta, a Sesacre destacou que “não se furtou de prestar os esclarecimentos solicitados pelas referidas empresas e informa que tem pressa de que o rito, que é de total conhecimento público, seja concluído o mais rápido possível”, completou a nota da secretária adjunta de Saúde.