A Silvestre Santé - Medicina & Saúde, promove a primeira edição do Simpósio de Emergências Clínicas, que ocorre nos dias 21 e 22 de julho no auditório do hospital, localizado na Avenida Ceará, nº 3797, bairro Tangará. O evento conta com a participação de especialistas em saúde, oferecendo palestras, treinamentos e espaço para debates sobre o atendimento das emergências no Estado do Acre.
O médico cardiologista e idealizador do evento, Dr. Odilson Silvestre, relata que a ideia é que o Simpósio seja o momento de fazer treinamento na área de Emergências Clínicas, que deve ser constante e preciso. “Quando a vida está por um fio, nós precisamos agir de forma certeira e eficiente e, para isso, nós precisamos ter conhecimento técnico e treinamento para que façamos os procedimentos da melhor forma”, ressalta.
A ideia é que os médicos que passarem pelo Simpósio já saiam treinados para atuar no dia seguinte, para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas áreas de atuação o mais rapidamente o possível. “O que a gente espera é que esse simpósio mude a prática de muita gente, passe a atender melhor as pessoas e assim salvar mais vidas.”, afirma Odilson.
Os blocos temáticos abordados no Simpósio foram divididos pelas seis situações mais comuns nas salas de emergência do estado e que ameaçam a vida de quem procura atendimento emergencial: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Síndromes Coronárias Agudas, Parada Cardiorrespiratória, Insuficiência Respiratória, Sepse e Crise Hipertensiva. Um diferencial do Simpósio é o treinamento em POCUS (Point of Care Ultrassound na sigla em inglês, que significa ultrassonografia à beira do leito), além de treinamento de simulação realística em atendimento da parada cardiorrespiratória.
Para o médico neurologista, Dr. Davi Muniz, ser convidado para palestrar no evento é a oportunidade de levar atualizações e informações aos colegas de profissão sobre o tratamento de AVC, e, ao mesmo tempo, poder aprender com eles também. “Como a medicina está em constante evolução, simpósios como esse são essenciais para nos mantermos constantemente atualizados em busca de uma boa prática clínica”, conta.
Profissionais de renome da área médica foram convidados para palestrar no Simpósio. São eles: Dr. Davi Muniz (neurologista da Universidade Federal de São Paulo), Dr. Phillipe Colares (pneumologista da USP), Dr. Vinícius Ortigosa (emergencista da Universidade Federal de Rondônia), Dr. Rui Povoa (cardiologista da Universidade Federal de São Paulo) e Dr. Tiago Aires de Almeida (emergencista da Universidade Federal de Rondônia).
O evento ocorre em dois dias: no dia 21 de julho, das 18h às 21h, e no dia 22 de julho, das 7h30 às 12h.
Ele será dividido por blocos com os temas: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Síndromes
Coronárias Agudas, Parada Cardiorrespiratória, Insuficiência Respiratória, Sepse, Crise Hipertensiva e Hands On, com treinamentos práticos em POCUS e ressuscitação cardiopulmonar.