..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Sindcol avisa que ônibus vão parar de circular a partir deste domingo e pede ajuda financeira da prefeitura para o transporte coletivo

Sindcol avisa que ônibus vão parar de circular a partir deste domingo e pede ajuda financeira da prefeitura para o transporte coletivo

Em um documento encaminhado ao superintendente da RBTrans, Anízio Alcântara, a direção do Sindcol, o Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Rio Branco, avisa que os ônibus vão deixar de circular a partir deste domingo (16) porque as concessionárias estão sem condições de manter os veículos e pede à prefeitura “suporte financeiro para aquisição de insumos essenciais para continuidade da atividade e pagamento de salários”.

“As empresas de transporte em operação necessitam, em caráter de urgência, sob pena de paralisação dos serviços, de suporte financeiro para aquisição de insumos essenciais para continuidade da atividade e pagamento de salários, pois não possuem receita para realizar operação das linhas a partir de domingo, dia 16 de janeiro de 2022. A movimentação de passageiros por viagem não cobre minimamente os custos que as empresas precisam dispor para que os ônibus façam a sua rota completa, não havendo simetria entre os gastos por viagem suportado, com a quantidade de passageiros transportados durante as mesmas viagens, conforme devidamente demonstrado por relatórios já protocolizados anteriormente nesta superintendência e debatido em inúmeras reuniões”, afirma a entidade.

De acordo com o sindicato, no cenário de pandemia a situação das empresas é de caos financeiro e por isso é impossível garantir sequer a aquisição de combustível para mais um dia de operação.

“Ou seja, caso não seja concedido auxílio financeiro às pela Prefeitura, não haverá outro resultado senão a concessionárias paralização do sistema”, diz o comunicado.

O pedido do Sindcol ocorre três meses após a prefeitura de Rio Branco ter feito um repasse de R$ 2,4 milhões às empresas com autorização da Câmara Municipal.