Organizado em Moscou, o Fórum Internacional Russian Energy Week (REW) gerou um grande interesse da comunidade internacional.
O sexto Fórum Internacional Russian Energy Week (REW) foi realizado entre 11 e 13 de outubro em Moscou. Nele, estiveram presentes funcionários governamentais de vários países, responsáveis das principais empresas e organizações do setor da energia, cientistas e especialistas. Este ano, o tema central foi “A nova realidade da energia global: construindo o futuro”.
“A REW apresenta discussões orientadas, especializadas e específicas do setor, com especialistas de todo o mundo. Mais uma vez, ela reuniu todos os interessados no desenvolvimento coletivo de energia e pessoas dispostas a trabalhar em conjunto para o futuro. É ótimo que os países estrangeiros tenham estado amplamente representados este ano. Estou confiante de que essa plataforma terá um impacto direto nas relações internacionais em geral e no setor da energia em particular por muitos anos”, afirmou o Vice-primeiro-ministro da Federação Russa, Alexander Novak, em comentários após o Fórum.
“O programa de negócios do Fórum e a REW Youth Day (Jornada da Juventude da REW) incluíram mais de 70 eventos que contaram com a participação de mais de 225 oradores. No total, participaram mais de 5.000 representantes de 84 países e territórios na REW 2023. Estiveram presentes no Fórum mais de 1.200 representantes de mais de 250 empresas russas e estrangeiras. Também estiveram presentes 36 responsáveis de corpos diplomáticos. Participaram mais de 2.000 pessoas na Jornada da Juventude”, afirmou o conselheiro do presidente da Federação Russa e secretário executivo do Comitê Organizador da REW 2023, Anton Kobyakov.
Um programa assente em quatro pilares
O programa do Fórum está assente em quatro pilares: “A Agenda Internacional”, “O Desenvolvimento do Setor da Energia e do Combustível”, “Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Transformação Digital” e “Desenvolvimento Sustentável e o Clima”. O Fórum também contou com encontros bilaterais, negociações e cafés da manhã de negócios.
O principal evento do programa de negócios do Fórum foi a sessão plenária, que contou com a presença do Presidente da Federação Russa Vladimir Putin e do Primeiro-ministro do Iraque Mohammed Shia’ Al Sudani. O debate foi moderado por Amr Abdelhamid, jornalista da Al Ghad TV.
A sessão “O mercado global de petróleo e gás: navegando em período turbulento”, que contou com a participação do Vice-primeiro-ministro da Federação Russa Alexander Novak, gerou grande interesse por parte dos participantes. O evento também contou com a presença do Ministro federal de energia interino da República Islâmica do Paquistão Muhammad Ali, do Primeiro-ministro da República de Srpska Radovan Viskovic, do Ministro do petróleo da República Islâmica do Irã Javad Owji, da Vice-presidente executiva da República Bolivariana da Venezuela Delcy Eloina Rodriguez Gomez, e do Ministro da energia da República do Azerbaijão Parviz Shahbazov.
Outro evento importante foi a sessão “Construindo a cidade do futuro” da Global Energy Association (Associação Global de Energia), que contou com a presença do Prefeito de Moscou Sergey Sobyanin, do CEO e Presidente do conselho de administração do Sberbank Herman Gref, bem como convidados estrangeiros: o diretor-adjunto para as tecnologias da informação da Companhia Nacional da Rede Elétrica da China Jiye Wang e o fundador e CEO da Pont Systems Zrt Laszlo Kovacs.
A comissão coletiva intergovernamental russo-saudita realizou uma reunião durante a Russian Energy Week. Além disso, o Vice-primeiro-ministro e Ministro da indústria e comércio da Federação Russa Denis Manturov e o Vice-primeiro-ministro da Federação Russa Alexander Novak realizaram uma reunião do Conselho Coordenador no âmbito da Comissão Governamental sobre a substituição das importações de equipamentos de petróleo e gás.
Prêmios “Global Energy (Energia Global)” e “Energy of the Pen (Energia da Caneta)”
Decorreu uma cerimônia oficial durante a REW 2023, para atribuir o Prêmio Global Energy no âmbito de pesquisas científicas e desenvolvimentos técnico-científicos notáveis na área da energia. Este ano, ele foi ganho por cientistas da China. Zhong Lin Wang, diretor fundador do Beijing Institute of Nanoenergy and Nanosystems (Instituto de Nanoenergia e Nanossistemas de Pequim) foi premiado na categoria Non-Conventional Energy (Energia não convencional). Ruzhu Wang foi o vencedor na categoria the New Ways of Energy Application (Novas formas de aplicação de energia). Durante a cerimônia, foi atribuído um diploma honorário ao Ljubivoje Popovic em nome da Global Energy Association.
Além disso, a REW 2023 organizou uma cerimônia de entrega de prêmios para os vencedores do concurso de mídia internacional “Energy of the Pen”. No total, foram recebidas 262 inscrições da Rússia e de 23 outros países. Os vencedores foram selecionados por um painel de juízes.
Contato: Igor Kuznetsov, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.