..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Sistema antiaéreo do Irã derrubou avião com 180 passageiros por engano, diz revista

Sistema antiaéreo do Irã derrubou avião com 180 passageiros por engano, diz revista

O Boeing 737 ucraniano que caiu logo após decolar do Aeroporto do Teerã , no Irã, foi derrubado acidentalmente por um sistema antiaéreo de mísseis , de acordo com apuração feita pela revista norte-americana Newsweek . A informação teria sido confirmada por um oficial do Pentágono, um oficial da inteligência do Estados Unidos e um oficial da inteligência do Iraque.

Ainda segundo a publicação, as fontes norte-americanas afirmaram que o míssil que atingiu o avião é de fabricação russa. O sistema antiáreo iraniano foi acionado em sequência à morte do general Qassem Soleimani, assassinado durante um ataque com drones feito por uma operação dos EUA no Iraque.

De qualquer maneira, ainda não se tem um diagnóstico oficial sobre a causa da queda. Um relatório preliminar apresentado nesta quinta-feira divulgou que a aeronave pegou fogo antes de cair. O levantamento foi feito com depoimentos de testemunhas que estavam em outra aeronave que sobrevou o local.

O avião seguia do Irã para a Ucrânia, levando 82 iranianos, 63 canadenses, 10 suecos, 4 afegãos, 3 britânicos e 11 ucranianos. Construído no ano de 2016, era considerado pela empresa norte-americana como uma das aeronaves mais seguras da marca.